No inverno, lareiras e aquecedores são ótimas soluções para espantar o frio. Mas, cuidado! O mau uso destes equipamentos pode provocar incêndios e  graves acidentes domésticos.

cuidado aquecedor cortina
Com pequenos cuidados, você garante uma casa aquecida com segurança


Há pouco tempo, no sul do país, três pessoas foram encontradas desacordadas em um apartamento. O motivo, segundo os Bombeiros, teria sido a baixa quantidade de oxigênio no ambiente provocada pelo uso de um aquecedor a gás com portas e janelas fechadas.

Ainda segundo os Bombeiros, a falta de revisão e de conhecimento sobre o manejo de aquecedores é o principal motivo de problemas. É preciso tomar cuidado para se ter a casa aquecida com segurança.


Dicas de prevenção

  • Faça manutenção dos equipamentos antes da utilização com técnicos qualificados;
  • Mantenha os aparelhos distantes de materiais combustíveis, tais como cortinas, cobertores, lençóis, tapetes, etc;
  • Mantenha uma abertura para que haja circulação de ar no ambiente;
  • Evite dormir com o aquecedor ligado;
  • Leia o manual para fazer uma correta utilização.


Cuidado com os aquecedores

Ao utilizar aquecedores portáteis (elétricos e estufas), mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente. Não deixe que crianças se aproximem do aquecedor, pois o contato direto pode causar queimaduras. Desligue-o sempre, assim como qualquer outro equipamento elétrico, pelo interruptor do aparelho, e depois na tomada, jamais puxando pelo fio.


Lareira e fogão a lenha também podem causar acidentes

Cuidado ao acender lareiras. Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois de o fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio. Nunca use a lareira sem tela de proteção. Dependendo do tipo de lenha, podem pular fagulhas a grandes distâncias. Já o fogão a lenha deve ser mantido a uma distância de, pelo menos, três metros de cortinas, móveis, roupas, livros ou tapetes.


Aquecedores a gás podem causar intoxicações

Os aquecedores a gás têm se constituído em potenciais causadores de acidentes envolvendo intoxicações pelo gás monóxido de carbono, que frequentemente levam os seus usuários a óbito. O gás é gerado pela queima incompleta do combustível em função da falta de manutenção dos queimadores dos aquecedores e também em função da falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados.

Cortinas Sob Medida CAZA Z

Cortinas Sob Medida Z
(11) 2364-8467 WhatsApp: (11) 99416-7264
Demanda Marketing Digital: Sua Demanda Sob Medida