Com as temperaturas mínimas recordes, nesta época do ano em São Paulo, alguns optam por se agasalhar, mesmo dentro de casa, outros correm para comprar aquecedores. Há, entretanto, maneiras mais simples de aquecer o ambiente. Daremos algumas dicas de medidas que podem ser tomadas rapidamente, quando o clima mudar.

aquecer a casa

Vamos a elas:

Feche as frestas
O vento costuma entrar pelas frestas das janelas e portas e isso contribui para o esfriamento do ambiente. Algumas lojas vendem plásticos ou calafetagem removível que solucionam o problema. Em alguns casos, colocar uma toalha embaixo da porta já resolve e bloqueia a passagem de ar. Esses detalhes são indispensáveis para manter a casa quente. Quando a temperatura externa for mais alta que a de dentro da casa, vale abrir as janelas, até para evitar a proliferação de vírus comuns nesta época, como o da gripe.


Cortinas

Uma dica simples é utilizar cortinas de banheiro sobre as janelas, pois elas ajudam a manter o ar frio fora e captam a luz solar, o que mantém o local quente. Para quem puder gastar um pouco mais, as cortinas grossas ajudam a manter a casa aquecida.


Sol

Ele precisa entrar em ambientes da casa, e isso pode não estar acontecendo por uma obstrução ocasionada por plantas ou móveis, por exemplo. É preciso cuidar para não colocar vasos de flores inclinadas contra as paredes que pegam sol ou ainda móveis que cubram as janelas.


Lâmpadas e velas

A lâmpada incandescente libera até 95% da própria energia na forma de calor, por isso ter uma luminária ou abajour com lâmpadas amarelas perto da cama ou sofá aquece o ambiente. Não tem essa lâmpada? Velas podem ajudar a produzir calor, mas fique atento com o posicionamento delas e não vá dormir com elas acesas.


Tecidos quentes

Esqueça aqueles tecidos frios e que refrescam. O ideal é trocar capas de almofadas e mantas nos sofás e utilizar itens decorativos de lã, tricô ou peles sintéticas que oferecem mais aconchego. Mantas no sofá e poltronas ou dobradas em um aparador como decoração também ajudam na sensação térmica.


Tapetes

Os tapetes ajudam a aquecer, evitando o contato com um piso mais frio, além de compor a decoração, harmonizando com os tecidos dos estofados e cortinas. Os modelos sintéticos e com menor altura são práticos para limpeza e tem boa durabilidade. Fique atento ao tamanho, evitando que a largura do tapete seja menor que a do sofá, por exemplo.


Pisos

Para quem ainda não escolheu o piso da casa, vale apostar no laminado, que além de ser prático para limpar, ajuda no aquecimento ao barrar a umidade. Se for na cor madeira melhor ainda. O sistema de piso aquecido pode ser opção para os locais mais frios e que sofrem no inverno.


Paredes

Usar pelo menos uma parede do ambiente com cores quentes, como as que puxam para o marrom ou vinho, também aquece. Os papéis de parede também são opção para bloquear um pouco o frio.


Evite

Muito cuidado com vasilhas ou objetos que contenham álcool para ser queimado, usados para aquecer ambientes. Eles queimam o oxigênio do ambiente, além de serem potenciais provocadores de incêndios.


Cortinas Sob Medida CAZA Z

Cortinas Sob Medida Z
(11) 2364-8467 WhatsApp: (11) 99416-7264
Demanda Marketing Digital: Sua Demanda Sob Medida