Os arquitetos Ana Perlla e José Júnior, do escritório Perlla et Jr., são de Belém (PA). Por e-mail, eles ensinam como deixar os ambientes da casa mais frios durante os meses quentes.

Cortinas e plantas nas janelas


Dá para deixar a casa mais fresca sem fazer grandes reformas?

Sim. Para aumentar a ventilação é possível instalar venezianas e seteiras (frestas na parede) ou colocar cobogós (blocos vazados) na parede. Cortinas e plantas próximas da janela ajudam a baixar a temperatura, porque o calor também vem do excesso de luz.


Tapetes e estofados devem ser evitados?

Depende do material. Tapetes de linho, algodão ou palha não aquecem o ambiente. Já os de náilon, sim. O mesmo vale para sofás: tecido é melhor do que couro, porque permite a transpiração.


Qual é o melhor tipo de iluminação?

Lâmpadas de LED emitem pouco calor e são mais bonitas que fluorescentes.


Qual o melhor tipo de piso para ambientes que sofrem com as altas temperaturas?

Os inertes, como os porcelanatos, e os atérmicos, como os usados em bordas de piscina, porque não refletem tanto o calor do ambiente, gerando maior conforto aos usuários. Pisos de madeira também podem ser utilizados.


Em imóveis que ficam em cidades com grande variação térmica, como é possível deixar a casa fresca no verão e quente no inverno?

Uma boa aposta é o uso de elementos naturais, como madeiras, algodão, linho, sisais, cobogós, venezianas, entre outros, pois eles se adaptam mais facilmente a vários tipos de clima.

Cortinas Sob Medida Z
(11) 2364-8467 WhatsApp: (11) 99416-7264
Demanda Marketing Digital: Sua Demanda Sob Medida